domingo, 11 de novembro de 2012

Comunicado da Direção


Comunicado da Direção

Face aos recentes acontecimentos relacionados com a entrada em vigor do Decreto de Lei 216/2012 vem a Direção do PSAAC esclarecer o seguinte:

  1. O Decreto de Lei 216/2012 põe fim à obrigatoriedade de policiamento desportivo nos escalões de iniciados e juvenis.
  2. Dado que dificilmente os clubes por si só conseguirão manter a segurança no jogos realizados na condição de visitados a árbitros, atletas, técnicos, dirigentes e público a requisição das forças policiais continuarão a ser imprescindíveis para que a essa mesma segurança seja uma realidade.
  3. Ao fazer a requisição da força policial os clubes têm de pagar antecipadamente os custos inerentes que podem ascender a mais de 100 euros por jogo.
  4. Dado que a disponibilidade financeira dos clubes do distrito de Lisboa não é nem de perto nem de longe suficiente para suportar mais este encargo que ainda por cima cai já com a época desportiva a decorrer e com os respectivos orçamentos já elaborados, foi decidido em reunião na Associação de Futebol de Lisboa, a suspensão de todos os campeonatos organizados pela AFL, desde os seniores do futebol 11 até aos benjamins de futsal. Ao todo foram mais de duas dezenas de milhares de jovens atletas que deixaram de participar em jogos oficiais este fim de semana.
  5. Foram agendadas formas de protesto para que a suspensão do Decreto de Lei 216/2012 fosse uma realidade.
  6. Na sexta-feira, 10 de Novembro, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) "representante" dos clubes na negociação com o Ministério da Administração Interna (MAI) emitiu um comunicado informando que o MAI suspendeu a aplicabilidade do Decreto de Lei provisoriamente.
  7. De referir que a FPF sem ouvir as associações distritais deu parecer favorável a este Decreto de Lei, o que demonstra que a direção liderada por Fernando Gomes está-se nas tintas para o futebol e futsal amador.
  8. Em reunião de urgência realizada ontem na Sede da Associação de Futebol de Lisboa e face às duvidas existentes foi solicitado à FPF por escrito esclarecimentos adicionais para saber até quando o Decreto de Lei está suspenso.
  9. Caso a FPF esclareça devidamente os clubes até à próxima terça-feira e se essa suspensão for até ao final da presente época desportiva, a AFL reactivará de imediato os campeonatos distritais, ou seja, já haverá jogos no próximo fim de semana.
  10. A direção do PSAAC lamenta toda esta situação, que prejudica sobretudo os seus jovens atletas, mas mantém-se solidária com todos os outros clubes nesta luta pela Segurança e pelo Desporto Amador.
Póvoa de Santo Adrião, 11 de Novembro de 2012

1 comentário: